Pesquisa
 
DESTAQUES
 
   

Tipos de Plástico

O que devo colocar no contentor amarelo do Ecoponto?

Ciclo de Vida das Embalagens


Características

Possuidores de excelentes propriedades, os plásticos são materiais de embalagem extremamente versáteis. Extremamente fáceis de moldar, podem tomar as mais diversas formas. O plástico pode ser rígido ou flexível, transparente ou opaco, resistente à humidade ou solúvel em água - as possibilidades são praticamente infinitas.

O plástico é um material higiénico e asséptico

O crescente uso de materiais plásticos em embalagens de produtos alimentares resulta não só da sua flexibilidade, como também da possibilidade de conjugar diversos tipos de plástico, com vista à produção de uma barreira protectora entre os alimentos e os possíveis contaminantes. O plástico pode também ser concebido de forma a que o alimento possa "respirar" e esteja simultaneamente protegido de qualquer ataque bioquímico - condições ideais para a produção de embalagens para produtos frescos, tais como as frutas e outros produtos hortícolas. O próprio plástico é um material asséptico, por não permitir que nele se desenvolvam quaisquer microrganismos.

O plástico é um isolante térmico

Por ser um óptimo isolante térmico, o plástico diminui substancialmente as perdas energéticas. Assim, os plásticos são utilizados como isolamento térmico na construção civil, em congeladores e frigoríficos, contribuindo para a redução dos gastos de energia.
Estima-se que por cada quilograma de petróleo usado para produzir poliestireno expandido utilizado em placas de isolamento poupam-se 150kg de petróleo em energia para climatização.

O plástico é durável e fiável

O plástico não corrói, não enferruja e requer menor manutenção do que qualquer outro material tradicional. É praticamente inquebrável.
Por outro lado, os produtos fabricados em plástico podem ser concebidos para ter uma durabilidade limitada (plásticos biodegradáveis), encontrando assim aplicações específicas na agricultura e, com especial destaque, na medicina, onde têm vindo a ser utilizados na produção de seringas descartáveis, próteses, embalagens diversas e válvulas artificiais, entre outras aplicações.

 desenvolvido por NERSolutions 
© PLASTVAL 2008