Pesquisa
 
DESTAQUES
 
   

Tipos de Plástico

O que devo colocar no contentor amarelo do Ecoponto?

Ciclo de Vida das Embalagens


PLASTVAL inicia novo ciclo de promoção da reciclagem do plástico

"No passado, investimos no Ambiente para proteger o plástico - no futuro, vamos investir no plástico para proteger o Ambiente" - disse Rui Toscano na apresentação da nova imagem da PLASTVAL, no dia 11 de Fevereiro.

Criada há 15 anos para assegurar a retoma e reciclagem dos resíduos de embalagens de plástico, a PLASTVAL é a Fileira do Plástico, em que participam as actividades de produção, transformação, utilização e reciclagem de embalagens de plástico. "Tínhamos pela frente uma missão difícil: para cumprir as metas de reciclagem, marcadas para 2005 e para 2011, foi necessário criar uma rede de recicladores, definir especificações técnicas, sensibilizar os cidadãos e gerir os fluxos de resíduos da forma ambientalmente mais adequada. A recolha e reciclagem de embalagens de plástico partiu de níveis incipientes, mas a meta de 2005 foi cumprida e tudo indica que a meta de 2011 também o será" - disse Nuno Aguiar, responsável operacional da PLASTVAL, sintetizando os 15 anos de actividade da PLASTVAL.

"Foi grande o esforço da PLASTVAL, e valeu a pena. Mas não estivémos sozinhos. Este esforço e estes resultados devem-se a todos quantos acompanharam a PLASTVAL, designadamente os accionistas da PLASTVAL, os recicladores que aceitaram o desafio e investiram para assegurar o destino adequado aos resíduos, as autoridades reguladoras, com destaque para a APA e a DGAE, a INTERFILEIRAS e todas as fileiras que nela participam e, claro está, também a Sociedade Ponto Verde" - referiu Rui Toscano.

"2011 não é só ponto de chegada - é um novo ponto de partida para novos desafios" - disse Rui Toscano - "Esses desafios são: continuar a aumentar a recolha e a reciclagem, melhorar a percepção do plástico como material amigo do Ambiente, melhorar a qualidade dos resíduos e incentivar a incorporação de reciclados na produção dos mais diversos produtos. Temos que apostar mais na reciclagem, não só por motivos ambientais (menos resíduos, menos emissões), mas também por razões sociais. A reciclagem melhora a qualidade de vida e cria empregos".

"melhor Ambiente"

A apresentação da nova imagem e posicionamento da PLASTVAL foi feita na passada sexta-feira numa reunião em Lisboa, com a participação da APA, da DGAE, da Sociedade Ponto Verde, das Indústrias Recicladores, da Interfileiras e das congéneres Fileiras de Materiais.

A divisa "melhor Ambiente" passa a acompanhar o novo logótipo da PLASTVAL, "para marcar o contributo que a Fileira do Plástico vai dar aos objectivos ambientais". O novo logótipo foi apresentado como a representação gráfica dos valores que definem e motivam a PLASTVAL: abertura de espírito, honestidade, criatividade, preservação do Ambiente e responsabilidade social.

"É com estes valores que partimos para um novo ciclo de actividade, em que a PLASTVAL procurará ser agregadora e motivadora de vontades e iniciativas. Vamos ter uma presença construtiva e proactiva em todas as áreas e em todos os assuntos em que haja interacção entre Plástico e Ambiente. Queremos mesmo ... melhor Ambiente!" - disse Rui Toscano.

O tema dos sacos de plástico foi um dos exemplos de envolvimento proactivo da PLASTVAL. "Não podemos deixar de referir que o saco de plástico é reciclável e que cerca de 45% dos sacos de compras já são reciclados. Mas não vamos ficar por aí. A indústria vai ter uma atitude proactiva e vai pôr em prática soluções que aumentem a reciclagem e reduzam efectivamente o impacte ambiental".


Lisboa, 14 de Fevereiro de 2011

 

 desenvolvido por NERSolutions 
© PLASTVAL 2008