Pesquisa
 
DESTAQUES
 
   

LOGIN
 
  Login   
  Password   
   

 
  AGENDA  
  FAQ's  
  LINKS  

Identificação de plásticos

Aparentemente os plásticos são muito semelhantes e um mesmo tipo de plástico pode ser ligeiramente modificado de forma a ter diversas aplicações, por isso para uma mesma aplicação podem ser utilizados plásticos diferentes.

Em Portugal não existe obrigatoriedade legal de marcação das embalagens. A marcação é voluntária e a sua prática auxilia o consumidor e particularmente o operador de triagem a identificar o tipo de plástico. Esta operação é extremamente importante uma vez que os plásticos são reciclados monomaterialmente, pelo que é necessário a triagem nos diversos tipos de plástico para possibilitar e garantir a qualidade da reciclagem.

A numeração e as abreviaturas a adoptar para identificar os diferentes tipos de plástico estão descritas na Decisão 97/129/CE e normalmente a indústria utiliza-a em associação com os símbolos sugeridos pela Society of Plastics Industry (SPI).

Topo

Dado o seu aspecto semelhante e sobreposição de aplicações, identificá-los por observação visual é, em muitos casos, uma tarefa complicada. Todavia existem pequenos testes passíveis de serem realizados e que auxiliam a identificação dos diferentes plásticos. Assim, os materiais plásticos podem ser identificados tendo por base:

Características das embalagens

Topo

 

Testes de densidade

Os diferentes tipos de material plástico podem ser analisados quanto à sua flutuabilidade, por apresentarem diferentes densidades, bastando para tal colocar um amostra de plástico num recipiente com água e observar o seu comportamento. No quadro abaixo encontram-se apresentados os intervalos de densidade respeitantes a cada material plástico, tomando-se como referência a densidade da água que é de 1,0 g/cm3.

Topo

 

Testes de Queima

O teste de queima consiste na queima de uma pequena amostra seguida da observação da cor da chama / fumos, cheiro, entre outras características.

Em qualquer um dos casos é preciso adquirir prática, pelo que se recomenda o ensaio com produtos bem conhecidos e não esquecer que muitas vezes, uma só embalagem contem diversos tipos de plásticos (materiais complexos).

Topo

 desenvolvido por NERSolutions 
© PLASTVAL 2008