Pesquisa
 
DESTAQUES
 
   

LOGIN
 
  Login   
  Password   
   

 
  AGENDA  
  FAQ's  
  LINKS  

Ciclo de vida do plástico

As embalagens de plástico que utilizamos diariamente, transformam-se em resíduos quando o produto que contiveram é consumido e quando nos queremos desfazer dessa mesma embalagem.

Assim, a primeira etapa que conduz ao processo de reciclagem consiste em depositar, nos locais adequados, os resíduos de embalagens. É a chamada deposição selectiva, que depende exclusivamente da actuaçãoi voluntária dos cidadãos, podendo ser feita em ecopontos (contentores de proximidade), ecocentros (parques de contentores) ou ainda em recipientes específicos quando é utilizado o sistema de recolha porta-a-porta (os resíduos são recolhidos à porta do cidadão). Todos estes recipientes têm um “código” comum – a cor. Ao plástico está associada a cor amarela e estará presente, de alguma forma, no contentor onde devem ser colocadas as embalagens de plástico.

Depois de depositados, os resíduos têm de ser recolhidos, o que usualmente é da responsabilidade das entidades municipais – recolha -, de forma a serem encaminhadas para estações de triagem, onde sereão separadas por tipo de plástico - triagem -, para que possam, então, ser encaminhadas para os recicladores adequados, sendo produzido plástico reciclado, normalmente sob a forma de granulado. O passo da triagem, no caso do material plástico é extremamente importante dado que a reciclagem mecânica (à excepção do processo de reciclagem de plásticos mistos) é monomaterial, ou seja, cada reciclador recicla um tipo ou uma família de plástico (p.e.: Filme e PEAD). Com este material poderão ser, então, produzidos novos objectos de plástico, após envio para o transformador, fechando desta forma o ciclo de vida, o qual se apresenta esquematizado na figura que se segue:


(Clique na imagem para ampliar)

 desenvolvido por NERSolutions 
© PLASTVAL 2008